PECUÁRIA

Com a evolução do manejo da pecuária leiteira, sentiu-se a necessidade de aumentar o conforto para melhorar a produtividade e a sanidade do rebanho. Investimentos foram feitos para atingir tais objetivos, como a instalação de galpões climatizados para os animais em produção, e também na ordenha, onde deu-se um sentido mais prático para o manejo dos animais.

Junto com este sistema houve a necessidade de implantar melhorias com relação a limpeza e, para tanto, foram instalados sistemas de limpeza por ¨flushing¨, ou seja, volumes grandes de água esgotados em intervalos de tempo muito curto - aproximadamente 30 segundos - para limpeza de corredores de até 200 metros de comprimento. Tudo isto realizado três vezes ao dia, gerando um volume considerável de água residuária, além de outros resíduos, tais como água de bebedouros, limpeza convencional pressurizada, excreta dos animais e areia das camas.

Todos estes resíduos, bem como toda a água residuária de limpeza do laticínio, são encaminhados até uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que visa tratar e ao mesmo tempo fazer reuso desta água no processo de ¨flushing¨ descrito acima, sendo que o índice de reuso chega a 80% do volume total; os demais 20% e a parte sólida são aplicados na lavoura.

EFLUENTES

Da mesma maneira que ocorre o investimento em conforto e manejo dos animais visando melhorar a produção de leite, a Fazenda Colorado concorda que os dejetos gerados pelos animais também devam ser manejados de maneira que se obtenha uma mínima retirada de água de nossas represas, fazendo o máximo do reuso. Como consequência há a redução de compra de fertilizantes e a melhoria contínua dos solos sem causar danos ao meio ambiente, atendendo a legislação vigente.

Para tal foi implantado um projeto que contempla: decantador de areia, equalizador com sistema de peneiras estáticas, decantador de lodo fino, tanque de oxidação, reatores UASB, flotador e tridecanter para secagem do lodo fino.

É importante salientar também que todos os dejetos humanos da unidade oriundos dos sanitários, refeitórios e vestiários são tratados separadamente em reatores anaeróbios com filtragem e a seguir são esterilizados e lançados na ETE.

A Fazenda Colorado possui um grande contingente de pessoas que residem e trabalham na propriedade; todas as residências são dotadas de água clorada e todo o esgoto coletado também é tratado por reatores anaeróbios, ou seja, sem agredir o meio ambiente; o lixo doméstico é coletado e encaminhado até o aterro sanitário do município.

<< Ir ao topo