Vitaminas e nutrientes do suco de laranja

O suco de laranja é repleto de elementos que o corpo precisa para permanecer forte e saudável. Adultos que consomem 240 ml de suco de laranja diariamente aumentam sua ingestão de vitamina C, potássio, cálcio e outros nutrientes importantes. Veja algumas das vitaminas e nutrientes que o suco de laranja possui.

Folato: essencial para o crescimento e desenvolvimento, esse elemento tem um papel importante na formação do DNA e na divisão das células, além de prevenir contra anemia e reduzir o risco de defeitos no feto, como anencefalia e espinha bífida, que podem ser fatais.

Segundo estudos, baixos níveis de folato podem resultar em baixo nível de energia, depressão e perda de memória. Um copo de 240 ml de suco de laranja contém 69 microgramas de folato, 15% da quantidade recomendada diariamente (que é de 400 microgramas).

Potássio: importante na manutenção do equilíbrio de fluidos e eletrólitos nas células, também auxilia no envio de impulsos nervosos, na contração dos músculos e na liberação de energia das proteínas, gorduras e carboidratos.

A alta ingestão de potássio é associada à baixa pressão sanguínea e à redução no risco de derrame cerebral. Um copo de 200 ml de suco de laranja fornece 450 mg de potássio, 13% da quantidade diária recomendada.

Cálcio: auxilia no desenvolvimento dos ossos e dentes, regula a pressão sanguínea e a função muscular.

O suco de laranja é uma excelente fonte de cálcio e não contém lactose, ao contrário dos laticínios, que são a outra fonte principal desse nutriente.

Vitamina B1: ajuda a transformar os alimentos em energia para o corpo e é necessária a todas as células e tecidos. A dose diária recomendada é de 1,5 mg. Um copo de 200 ml de suco de laranja fornece 10% da quantidade diária recomendada de vitamina B1.

Vitamina B6: auxilia o corpo a processar a proteína e os carboidratos dos alimentos e na produção de hemoglobina, uma parte dos glóbulos vermelhos do sangue que carrega o oxigênio pelo corpo. Essa vitamina também ajuda na prevenção de doenças cardíacas; 200 ml de suco de laranja fornece 6% da quantidade diária ideal de vitamina B6.

Niacina: assim como a vitamina B1, ajuda a transformar os alimentos em energia e auxilia no reparo do DNA. Na gravidez, a exigência deste nutriente aumenta em 30% devido à demanda de energia pelo corpo da mãe. Um copo de 200 ml de suco de laranja fornece 4% da quantidade diária recomendada.

Magnésio: ajuda na produção de energia e é necessário em mais de 300 sistemas de enzimas do corpo. Pessoas com baixos níveis de magnésio gastam mais energia e se cansam mais facilmente ao fazerem exercícios físicos moderados do que pessoas com os níveis adequados deste elemento. O magnésio também é importante para regular a pressão sanguínea e contribui para a saúde dos ossos - ele trabalha em conjunto com o cálcio e fósforo na manutenção de ossos saudáveis.

Fitonutrientes: cientistas acreditam que estes componentes encontrados nas plantas estão diretamente relacionados com o combate ao câncer, envelhecimento precoce e vários outros problemas.

Diferentemente dos nutrientes tradicionais (proteína, gordura, vitaminas, minerais), os fitonutrientes são tão “novos” que as doses diárias recomendadas ainda não foram definidas. O suco de laranja contém mais de 60 fitonutrientes, vários deles são antioxidantes naturais que os cientistas acreditam auxiliar no combate ao envelhecimento, alergias, infecções, câncer, úlcera e doenças cardíacas.

As informações são do site da Associação Brasileira de Citricultores.

Combate as infecções e reduz o risco de câncer

A laranja é rica em vitamina C, um dos mais poderosos antioxidantes, que neutraliza os radicais livres e fortalece os tecidos, ossos e vasos sanguíneos, prevenindo diversos tipos de cânceres e doenças cardíacas. A vitamina C também auxilia o corpo a combater infecções. Uma importante pesquisadora sobre o câncer, a Dra. Gladys Block, da Universidade de Berkeley (Califórnia, EUA), constatou que pessoas que ingerem menos de 50 mg de vitamina C por dia, têm aproximadamente o dobro do risco de desenvolver algum tipo de câncer do que pessoas que ingerem mais de 100 mg da vitamina diariamente.

A vitamina C também é fundamental durante o período de gestação, tanto para a mãe – por auxiliar na absorção de ferro, quanto para o bebê – por auxiliar na formação de ossos e dentes fortes. Durante o período de gestação a necessidade de ingestão de vitamina C aumenta 13%. É importante na formação de colágeno, uma proteína que dá estrutura aos ossos, cartilagens, músculos e veias.

Uma importante publicação da área de saúde nos EUA, o Journal of Epidemology (em sua edição de Maio de 1992) mencionou que pessoas que contém uma taxa elevada de vitamina C no sangue tem vida mais longa, em relação às pessoas com uma taxa menor. Um copo de 240 ml de suco de laranja contém 72 mg de vitamina C, o suficiente para o dia todo.

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